Wicca & Paganismo

Espaço para temas relacionados com religião.

Wicca & Paganismo

Mensagempor Biki em 17 Set 2008, 19:50

Ora bem, não sou propriamente wiccan, mas sou adepta. Leio algumas coisas, interesso-me pelo tema.

Há coisas na wicca que me parecem completamente estapafúrdias, mas isso é como em qualquer outra religião. Opinem!
Biki
Membro Soft

Data de registro: 13 Ago 2008, 14:40
Género: Outro
Orientação Sexual: Homossexual
Estado Civil: Comprometido(a)

Re: Wicca & Paganismo

Mensagempor Plica em 18 Set 2008, 12:30

Há mais de três anos que estudo os seus ensinamentos. Não sou iniciada nem frequento covens mas é uma religião onde me sito bem e enquadrada.

É certo que alguns dos ensinamentos e rituais mais antigos são estranhos, mas como tudo, as coisas evoluiram e muitas coisas mudaram.
Plica
Membro Socialite

Data de registro: 31 Ago 2008, 13:57
Estado Civil: Solteiro(a)
+ 18: Sim

Mensagempor Bombom Tii em 18 Set 2008, 15:17

Peço a voc^s que nos elucidem melhor sobre este assunto e esta religião, que para pessoa incultas como eu isto é chinês lol

Sinceramente não conheço.
Bombom Tii
Membro Diamond

Data de registro: 13 Ago 2008, 22:17

Mensagempor Sound_of_Silence em 28 Jul 2009, 11:10

Ora muito bem!
Para começar, Wicca é uma nova religião, sobrevivente da antiga cultura pagã, que foi totalmente trucidada, aproveitada e adulterada pela Religião Católica!
A religião pagã, se é que se pode chamar de religião (existem diferentes opiniões quanto à sua classificação de religião ou cultura, uma vez que nos seus primórdios, não havia um "líder espiritual"), trata-se fundamentalmente de um culto á Mãe Terra ou Gaia, como muitos seguidores lhe chamam.
Usa de utensílios naturais, providas de Gaia e nunca visa o mal alheio.
Para quem já leu as "Brumas de Avalon" e conhece um pouco de história e mitologia, esta saga relata o que "aconteceu" numa época de lutas entre duas culturas (a católica e a pagã) e é um dos exemplares mais fidedignos (aparte da mitologia e das metáforas utilizadas, mas que podem ser descodificadas com alguma facilidade).

A religião católica, chegou e venceu, utilizando os símbolos ou arquétipos pagãos como forma de aterrorizar e dominar as mentes menos conhecedoras e mais frágeis da sociedade.
Ganhou força e assim chegou mesmo a calar grandes pensadores, ao longo da História!
Célebres são os relatos da Caça às Bruxas realizadas anos a fio pela Santa Inquisição, que levou milhares de mulheres de bem ao martírio da fogueira.
O caso da Diabo é um célebre exemplo dessa mesma forma de uso: o sacerdote pagão usava em ocasiões especiais, o chamado Samhain (festival da Primavera) uma cabeça de bode sobre os ombros, copulando com a sacerdotisa.
Este festival simbolizava O Deus Sol ou Cernudos a fecundar a Deusa Mãe, Gaia ou a Grande Deusa e visava garantir boas colheitas.

Após anos de Catolicismo e numa época de revolução de ideias, cerca dos anos 60 com os hippies, o paganismo, sobrevivendo em surdina, passando de pais para filhos sempre em perfeita reclusão (e assim muitos conhecimentos acabaram por se perder), voltou.
A principio timidamente, mas cada vez mais a tomar uma força e uma liberdade de expressão que tomou as proporções actuais.

Actualmente denomina-se de Wicca, uma religião da Terra.
Esta mantém partes dos rituais, costumes, ideologias do paganismo.
Para a Wicca, apenas se aplicam uma regra e uma salvaguarda: que nenhum mal provenha da minha atitude ou da minha vontade; possa a minha vontade se concretizar, se dela não provir qualquer mal! e a regra é: tudo o que desejares para ti voltará, em triplicado!!!

Para mais duvidas, é expô-las que eu vou tentar explicá-las!!!
Torna-se mais fácil de explicar o pouco que sei!!!
Sound_of_Silence
Membro Webmaster

Data de registro: 29 Mar 2009, 14:24

Mensagempor Devias em 18 Out 2009, 04:42

Wicca... Bem, há cerca de 9 anos dei de cara com o livro sobre o assunto. Devorei-o, li as Brumas de Avalon (que foi citado pelo Asteroth), além de umas pesquisas em sites que se revelaram por vezes muito pouco enriquecedoras. De uma hora para outra me desliguei, afinal na altura tinha apenas 13 anos, mas de uns tempos para cá a curiosidade voltou e sinceramente acho mesmo que é a religião que mais "combina" comigo.
Devias
Membro Webmaster

Data de registro: 22 Ago 2008, 02:36
---------

Retornar para Religião