Sonho ou realidade!

Neste espaço os usuários e visitantes do Fórum Anti-Homophobia podem procurar o apoio da Psicóloga.

No sub-fórum "Apoio da Psicóloga" apenas a Psicóloga deve responder aos tópicos criados por Usuários e Visitantes que procuram apoio da profissional em questão.

Sonho ou realidade!

Mensagempor Bombom Tii em 17 Jun 2009, 18:26

Ola Doutora, bem eu não queria ter que usar este espaço, porque senão estaria sempre aqui a colocar algumas questões, mas precisava de uma palavrinha de uma questão que toca, por isso escrevo aqui para ter a opinião apenas da Psicologa!

Ora bem, a minha familia sempre foi uma familia sonhadora, mas muito humilde (pobre) para poder alcançar os seus sonhos, a minha mãe quis ser dançarina e nunca teve coragem para o ser, a minha tia mais nova queria muito ser modelo e nunca o tentou ser, o meu tio mais novo desenha tão bem e nunca teve coragem de seguir em frente, cada um hoje trabalha em algo que não é o que gostam, mas que os dá um conforto monetario suficiente para se conformarem.

A primeira vez que fui a um casting de representação, eu passei e entrei, o que a minha tia me disse foi "Nunca pensei que alguma vez entrasses, por sermos tão humildes"; a minha mãe um dia viu-me actuar num palco para muitas pessoas num festival e até chorou, eles sabiam que eu nãi ia ter coragem de ir para a universidade, então tive um ano parado!

Mas agora estou preparado, com força para alcançar os meus sonhos custe o que custar e todos estão a tentar fazer-me desistir e isto está-me a custar muito, pois a minha mãe disse que não me iria apoiar ou seja não me ia ajudar com o dinheiro, iria por conta propria (estou disposto a isso), a minha avó veio agora dizer-me que vou me licenciar para ir para o desemprego, que ja tenho o 12º e isso basta para arranjar emprego e que pelos vistos o meu tio está de acordo e a minha tia diz que está com medo de eu não conseguir...

Eu quero fazê-lo, eu estou a fazer tudo sem ninguem saber, so apenas a minha tia, apenas queria que eles tivessem esperança em mim, se conseguir vou ser o unico da familia materna e paterna a entrar na Universidade.

Se conseguir dizer umas palavrinhas, agradecia.

Obrigado,
Tiago!
Bombom Tii
Membro Diamond

Data de registro: 13 Ago 2008, 22:17
Orientação Sexual: Homossexual
Estado Civil: Solteiro(a)
+ 18: Sim

Re: Sonho ou realidade!

Mensagempor Psicóloga em 19 Jun 2009, 17:01

Bombom Tii escreveu:Ola Doutora, bem eu não queria ter que usar este espaço, porque senão estaria sempre aqui a colocar algumas questões, mas precisava de uma palavrinha de uma questão que toca, por isso escrevo aqui para ter a opinião apenas da Psicologa!

Ora bem, a minha familia sempre foi uma familia sonhadora, mas muito humilde (pobre) para poder alcançar os seus sonhos, a minha mãe quis ser dançarina e nunca teve coragem para o ser, a minha tia mais nova queria muito ser modelo e nunca o tentou ser, o meu tio mais novo desenha tão bem e nunca teve coragem de seguir em frente, cada um hoje trabalha em algo que não é o que gostam, mas que os dá um conforto monetario suficiente para se conformarem.

A primeira vez que fui a um casting de representação, eu passei e entrei, o que a minha tia me disse foi "Nunca pensei que alguma vez entrasses, por sermos tão humildes"; a minha mãe um dia viu-me actuar num palco para muitas pessoas num festival e até chorou, eles sabiam que eu nãi ia ter coragem de ir para a universidade, então tive um ano parado!

Mas agora estou preparado, com força para alcançar os meus sonhos custe o que custar e todos estão a tentar fazer-me desistir e isto está-me a custar muito, pois a minha mãe disse que não me iria apoiar ou seja não me ia ajudar com o dinheiro, iria por conta propria (estou disposto a isso), a minha avó veio agora dizer-me que vou me licenciar para ir para o desemprego, que ja tenho o 12º e isso basta para arranjar emprego e que pelos vistos o meu tio está de acordo e a minha tia diz que está com medo de eu não conseguir...

Eu quero fazê-lo, eu estou a fazer tudo sem ninguem saber, so apenas a minha tia, apenas queria que eles tivessem esperança em mim, se conseguir vou ser o unico da familia materna e paterna a entrar na Universidade.

Se conseguir dizer umas palavrinhas, agradecia.

Obrigado,
Tiago!

Viva Bombom Tii!

Como qualquer outra pessoa podes utilizar este espaço sempre que consideres pertinente. Eu respondo sempre, embora por vezes não o consiga fazer no mesmo dia ou no dia seguinte.

O que retratas acerca da tua família é bem mais comum do que possas imaginar. Todos tiveram os seus sonhos mas por diversas razões nenhum deles seguiu esse caminho ou teve coragem para vencer as barreiras que certamente iriam surgir.

Bombom, família humilde (pobre como dizes) não é sinónimo de conformismo ou da impossibilidade de triunfar. Com muito trabalho e dedicação tudo se consegue e parece-me que tens essa "garra".

É perfeitamente natural que os teus familiares estejam a tentar que desistas, tal como eles próprios fizeram. Não os julgo, o facto de quereres lutar faz com que todos eles se lembrem dos medos que sentiram na altura e de certa forma tenham uma pontinha de inveja (perdoa-me a utilização deste termo) por tu teres força para ir em frente.

Falo-te como profissional e de muitos casos que já vi há algo que retirei. A expressão "o que não nos derrota torna-nos mais fortes" é sem dúvida verdadeira e oxalá que um dia possamos voltar a falar sobre isto e vais-me dizer que valeu a pena o esforço.

Quanto ao desemprego, ele actualmente está presente em todas as profissões, por isso não considero que o facto de ires para a universidade seja ficares mais perto do desemprego, porque isso depende de inúmeros factores.

Por fim, vou colocar aqui um trecho retirado dos agradecimentos de um relatório de estágio académico de alguém que passou por uma situação muito semelhante à tua:

" ... por fim, umas últimas palavras dirigidas a todos aqueles (muitos) que nunca acreditaram que eu atingisse esta meta - somos nós que traçamos o nosso próprio caminho,..., eu fiz as minhas escolhas, eles as deles... Pelo que me parece são caminhos distintos e completamente opostos... Eu continuarei o meu caminho procurando e descobrindo as rosas deste mundo porque espinhos já tive muitos...".

Força rapaz :calin: (намигане)

Psicóloga
Membro Caloiro

Data de registro: 09 Jun 2009, 19:25

Mensagempor Bombom Tii em 19 Jun 2009, 21:34

Muito obrigado mesmo, era isso mesmo que precisava ouvir/ler e é isso mesmo que quero, ir em busca de rosas, pois estou farto de todos os espinhos e alguns impostos pela minha familia, vou contra tudo e todos, mas vou em busca de um sonho, para um dia poder passar por eles e dizer "Familia venci!", apesar de estarem todos a dissuadir-me de fazer tal coisa, todos os dias pegam em alguma situação para me fazer dissuadir disso, cortaram-me o apoio financeiro.

Mas quero seguir, vou conseguir e ninguem me vai impedir, so tenho pena de não ter o apoio deles, porque quando virem que estavam enganados, se calhar já vão tarde por ja me terem magoado!

As suas palavras foram uma benção para mim, agradeço muito mesmo pelo conforto que foi lê-las e pela força que me transmitiu.

:kiss23:
Bombom Tii
Membro Diamond

Data de registro: 13 Ago 2008, 22:17
Orientação Sexual: Homossexual
Estado Civil: Solteiro(a)
+ 18: Sim

Mensagempor Psicóloga em 20 Jun 2009, 13:30

Bombom Tii escreveu:Muito obrigado mesmo, era isso mesmo que precisava ouvir/ler e é isso mesmo que quero, ir em busca de rosas, pois estou farto de todos os espinhos e alguns impostos pela minha familia, vou contra tudo e todos, mas vou em busca de um sonho, para um dia poder passar por eles e dizer "Familia venci!", apesar de estarem todos a dissuadir-me de fazer tal coisa, todos os dias pegam em alguma situação para me fazer dissuadir disso, cortaram-me o apoio financeiro.

Mas quero seguir, vou conseguir e ninguem me vai impedir, so tenho pena de não ter o apoio deles, porque quando virem que estavam enganados, se calhar já vão tarde por ja me terem magoado!

As suas palavras foram uma benção para mim, agradeço muito mesmo pelo conforto que foi lê-las e pela força que me transmitiu.

:kiss23:

Ora essa Bombom, não tens de agradecer, estou cá para poder ajudar no que me for possível (намигане)

:calin:
Psicóloga
Membro Caloiro

Data de registro: 09 Jun 2009, 19:25

Mensagempor Devias em 10 Jul 2009, 07:00

locked
Este tópico foi trancado pela Administração ou Moderação do Forum Anti-Homophobia
Razão: Este tópico foi trancado, pois a questão feita à Psicóloga já foi respondida.
Devias
Membro Webmaster

Data de registro: 22 Ago 2008, 02:36
---------

Retornar para Apoio da Psicóloga