Será que a nossa personalidade é determinada pelos genes?

Tudo sobre ciências ocultas e exactas.

Mensagempor Angel/Devil em 27 Dez 2008, 05:31

Imagem

Existem pessoas que dizem que a nossa personalidade é determinada pela genética e que por isso a existência da nossa personalidade está ligada a esse campo. Algumas pessoas dizem que os genes são os responsáveis por determinados tipos de comportamentos.
Outros dizem que a genética nada tem a ver com estas questões e o que realmente importa é o ambiente social e familiar onde crescemos que irá desenvolver a nossa personalidade, etc... O caso dos gémeos levanta dúvidas sobre esta questão porque apesar de ambos viverem no mesmo ambiente social e familiar podem ter personalidades e até QI diferentes.
Qual é a tua opinião sobre este assunto?
Angel/Devil
Membro Diamond

Data de registro: 30 Jul 2008, 11:30
Orientação Sexual: Bissexual
+ 18: Sim

Re: Será que a nossa personalidade é determinada pelos genes?

Mensagempor Lirio em 29 Dez 2008, 03:07

Eu acredito que parte sim, muito da nossa personalidade é determinada pela junçao dos genes dos nossos pais, e por isso é inata, mas também acredito que o meio onde vivemos e as nossas experiências pessoais modelam-nos!
Lirio
Membro Vip

Data de registro: 26 Set 2008, 18:53
Orientação Sexual: Homossexual

Mensagempor Poesia em 30 Dez 2008, 20:45

Em parte sim, penso que os genes poderão intervir na formação da nossa personalidade.
Mas o factor mais determinante da nossa personalidade, está sem dúvida, no ambiente social e familiar onde estamos inseridos, bem como as nossas experiências pessoais.
Poesia
Membro Gold

Data de registro: 30 Jul 2008, 19:32

Mensagempor Bombom Tii em 07 Jan 2009, 01:39

Não na sua totalidade, talvez quando mais novos isso aconteça, mas acho que nós proprios formamos a nossa personalidade, pelo menos eu formei a minha. Porque nunca me quis igualar à minha Mãe ou Pai, por isso ainda hoje dizia que em termos de personalidade não tenho nada a ver com eles.
Bombom Tii
Membro Diamond

Data de registro: 13 Ago 2008, 22:17
Estado Civil: Solteiro(a)

Mensagempor DiamondPlume em 06 Mai 2009, 20:22

Há coisas que sim, são via genes.
Mas...dependendo do tipo de estímulos externos que eles recebam durante o desenvolvimento nos primeiros anos (meio envolvente, pessoas com que se dão, etc etc)...desenvolves um tipo de personalidade ;) Mas, sim...ficas sempre com algo dos entes ;)
DiamondPlume
Membro Webmaster

Data de registro: 23 Mar 2009, 01:55
Orientação Sexual: Heterossexual

Mensagempor Di HF em 03 Mai 2010, 11:51

Também mas não só. A nossa personalidade também é determinada por aquilo que vivemos no dia a dia, principalmente na infância, a forma como fomos criados, etc.
Se fosse só e apenas pelos genes então, por exemplo, os pais de uma criança são ladrões, mesmo que a criança não morasse com eles nunca na vida iria seguir o mesmo caminho, mas não é verdade.
Há coisas que são transmitidas pelos genes, outras não. Eu sei porque tenho muito da minha personalidade influênciada pela família da minha mãe, do meu pai só mesmo o físico. Mas não é por ser filha deles que vou etr bocadinhos das personalidades deles. Eu sou eu e eles são eles.
Di HF
Membro Diamond

Data de registro: 19 Abr 2009, 18:24

Mensagempor Az em 19 Jun 2010, 17:19

Estudos em gémeos, levaram a comunidade cientifica a dar mais importância ao meio ambiente do que à genética (намигане)
Az
Membro Bronze

Data de registro: 15 Set 2008, 17:02

Mensagempor Freddie Mercury em 21 Jun 2010, 15:36

Eu acho que a nossa personalidade é moldada pelo meio-ambiente em que vivemos (casa, escola, etc...) bem como também pelos nossos genes. Agora certezas... 395105 não tenho quanto a uma possível influência genética. Será isso possível? E se houver influência genética na nossa personalidade, será ela mais determinante que o meio que nos rodeia?? 376565

Off topic:
E quanto à orientação sexual de uma pessoa, será ela determinada pela genética? Quem me responde a esta pergunta? Eu pessoalmente acho e acredito que sim, mas, tanto quanto sei, parece que os estudos científicos não são conclusivos nessa matéria. Uns investigadores parecem apoiar essa tese e outros não. Em que ficamos?
Freddie Mercury
Membro Webmaster

Data de registro: 24 Abr 2010, 03:06

Mensagempor Sps em 21 Jun 2010, 22:12

Parcialmente, sem dúvida, basta ver aqueles casos em que alguém diz "és igualzinho ao teu pai..." :P Mas, claro, que o ambiente também tem uma nfluencia enorme na personalidade; o ser humano é muito complexo :)

Offtopic:
Quanto à questao da orientação, é muito controverso... a maioria da comunidade cientifica já entra em consenso para afirmar que não é um único gene que determina isso, não faz sentido. Se tal fosse, ao longo dos séculos, a homossexualidade já teria desaparecido por completo da espécie (os homossexuais têm menos tendência a envolver-se com alguem so sexo oposto (duh, lol), e por isso menos hipotese de transmitir os genes para as gerações futuras, o que faria com que esse suposto "gene da homossexualidade" eventualmente desaparecesse ao fim de poucas gerações)

O que se pensa agora é que a homossexualidade pode ser codificada por vários genes, ou vários alelos, sendo alguns deles dominantes e outros recessivos (acho que, tendo em conta a baixa incidencia da homossexualidade nas populações, tem lógica afirmar que os alelos da homossexualidade seriam recessivos)
outra teoria bastante aceite tem a ver com as hormonas a que o feto está sujeito dentro da barriga da mãe durante a gestação...

Ainda mais offtopic:
para quem não percebeu a conversa sobre "alelos", fica aqui uma explicaçao simples: há genes que têm "várias versões", ou seja, vários alelos. Por exemplo, o gene que codifica a cor dos olhos tem um alelo que codifica olhos castanhos, e outro que codifica olhos azuis. Uma pessoa tem 2 alelos de cada gene (um veio da mae e outro do pai) e depois, de acordo com o alelo que for recessivo ou dominante, os olhos de uma pessoa vao ser azuis ou castanhos (ex: uma pessoa com um alelo castanho e outro azul vai ter olhos castanhos (porque o castanho é dominante); para uma pessoa ter olhos azuis, precisa de ter os dois alelos azuis)
Sps
Membro Astuto

Data de registro: 27 Dez 2009, 15:01

Mensagempor Freddie Mercury em 22 Jun 2010, 00:43

818 escreveu:Parcialmente, sem dúvida, basta ver aqueles casos em que alguém diz "és igualzinho ao teu pai..." :P Mas, claro, que o ambiente também tem uma nfluencia enorme na personalidade; o ser humano é muito complexo :)

Offtopic:
Quanto à questao da orientação, é muito controverso... a maioria da comunidade cientifica já entra em consenso para afirmar que não é um único gene que determina isso, não faz sentido. Se tal fosse, ao longo dos séculos, a homossexualidade já teria desaparecido por completo da espécie (os homossexuais têm menos tendência a envolver-se com alguem so sexo oposto (duh, lol), e por isso menos hipotese de transmitir os genes para as gerações futuras, o que faria com que esse suposto "gene da homossexualidade" eventualmente desaparecesse ao fim de poucas gerações)

O que se pensa agora é que a homossexualidade pode ser codificada por vários genes, ou vários alelos, sendo alguns deles dominantes e outros recessivos (acho que, tendo em conta a baixa incidencia da homossexualidade nas populações, tem lógica afirmar que os alelos da homossexualidade seriam recessivos)
outra teoria bastante aceite tem a ver com as hormonas a que o feto está sujeito dentro da barriga da mãe durante a gestação...

Ainda mais offtopic:
para quem não percebeu a conversa sobre "alelos", fica aqui uma explicaçao simples: há genes que têm "várias versões", ou seja, vários alelos. Por exemplo, o gene que codifica a cor dos olhos tem um alelo que codifica olhos castanhos, e outro que codifica olhos azuis. Uma pessoa tem 2 alelos de cada gene (um veio da mae e outro do pai) e depois, de acordo com o alelo que for recessivo ou dominante, os olhos de uma pessoa vao ser azuis ou castanhos (ex: uma pessoa com um alelo castanho e outro azul vai ter olhos castanhos (porque o castanho é dominante); para uma pessoa ter olhos azuis, precisa de ter os dois alelos azuis)

Uauuu Que bela resposta! :ehhh: Obrigado, :danke: pelo esclarecimento... isso já me dá alguma "luz" :aha para entender um pouco melhor o assunto. :ok:

Off topic:
Julgava que a transmissão desse/s gene/s se dava através da bissexualidade. Ou seja, se a maioria da Humanidade é heterossexual, a ponte entre esta e a homossexualidade se faria através de algum/ns gene/s por intermédio dos indivíduos bissexuais. Mas pronto era só a minha teoria... :nocomment:
Freddie Mercury
Membro Webmaster

Data de registro: 24 Abr 2010, 03:06
---------

Retornar para Ciências ocultas & Exactas