Pôr os pontos nos Psis (Esclarecimento)

Neste espaço os usuários podem colocar questões sobre qualquer conceito ou expressão que pretendam clarificar.

Pôr os pontos nos Psis (Esclarecimento)

Mensagempor DiamondPlume em 26 Jun 2009, 16:41

Psicóloga escreveu:

"A psicologia tem em consideração a influência do sistema familiar e relacional, do contexto em que o problema surge e se mantém."

Não sei se posso pôr questões relativas ao que a Psicóloga aqui posta...mas vou tentar a minha sorte.
Li o texto todo mas esta frase ficou-me na mente. A Doutora que escreveu este artigo estaria a querer dizer que a Psiquiatria não tem em conta o entorno em que se produz o problema? Que na Psiquiatria só estão "centrados em tentar entender que neurotransmissor é que está a funcionar mal"?
Gostaria que me explicasse, se pudesse ser.

Muito obrigada pelo seu tempo (намигане)
DiamondPlume
Membro Webmaster

Data de registro: 23 Mar 2009, 01:55
Orientação Sexual: Heterossexual

Re: Pôr os pontos nos Psis

Mensagempor Psicóloga em 01 Jul 2009, 10:56

DiamondPlume escreveu:
Psicóloga escreveu:

"A psicologia tem em consideração a influência do sistema familiar e relacional, do contexto em que o problema surge e se mantém."

Não sei se posso pôr questões relativas ao que a Psicóloga aqui posta...mas vou tentar a minha sorte.
Li o texto todo mas esta frase ficou-me na mente. A Doutora que escreveu este artigo estaria a querer dizer que a Psiquiatria não tem em conta o entorno em que se produz o problema? Que na Psiquiatria só estão "centrados em tentar entender que neurotransmissor é que está a funcionar mal"?
Gostaria que me explicasse, se pudesse ser.

Muito obrigada pelo seu tempo (намигане)

Viva DiamondPlume!

Qualquer pessoa pode colocar questões sobre alguma coisa que não percebe ou sobre alguma dúvida que tenha sobre qualquer assunto...

Antes de mais é preciso nunca esquecer que cada profissional trabalha de uma forma muito específica, o que significa que podemos encontrar psiquiatras que se preocupam também em entender o contexto em que o problema surge e a situação relacional e familiar no qual o paciente se encontra, assim como ainda se encontram psiquiatras que apenas se preocupam com a questão psicofarmacológica...

Sendo eu psicóloga, sempre que algum paciente já vem a tomar algum tipo de medicação psiquiátrica eu tenho o dever ético de saber alguma coisa sobre o(s) medicamento(s) em questão. E caso no momento não o saiba, é meu dever procurar alguém que tenha formação em psicofarmacologia (neste caso um psiquiatra que conheço) para que me esclareça sobre a acção do(s) medicamento(s) em causa a nível do sistema nervoso central e/ou periférico.

Por outro lado, sempre que acho aconselhável algum paciente meu fazer um complemento a nível farmacológico, eu encaminho para algum psiquiatra para que ele possa fazer esse acompanhamento...

Espero ter respondido à questão (намигане)

E sempre que for necessário estou disponível para esclarecer qualquer questão...
Psicóloga
Membro Caloiro

Data de registro: 09 Jun 2009, 19:25

Mensagempor DiamondPlume em 05 Jul 2009, 10:45

Psicóloga escreveu:Viva DiamondPlume!

Qualquer pessoa pode colocar questões sobre alguma coisa que não percebe ou sobre alguma dúvida que tenha sobre qualquer assunto...

Antes de mais é preciso nunca esquecer que cada profissional trabalha de uma forma muito específica, o que significa que podemos encontrar psiquiatras que se preocupam também em entender o contexto em que o problema surge e a situação relacional e familiar no qual o paciente se encontra, assim como ainda se encontram psiquiatras que apenas se preocupam com a questão psicofarmacológica...

Sendo eu psicóloga, sempre que algum paciente já vem a tomar algum tipo de medicação psiquiátrica eu tenho o dever ético de saber alguma coisa sobre o(s) medicamento(s) em questão. E caso no momento não o saiba, é meu dever procurar alguém que tenha formação em psicofarmacologia (neste caso um psiquiatra que conheço) para que me esclareça sobre a acção do(s) medicamento(s) em causa a nível do sistema nervoso central e/ou periférico.

Por outro lado, sempre que acho aconselhável algum paciente meu fazer um complemento a nível farmacológico, eu encaminho para algum psiquiatra para que ele possa fazer esse acompanhamento...

Espero ter respondido à questão (намигане)

E sempre que for necessário estou disponível para esclarecer qualquer questão...

Pessoalmente, (e atenção que isto é só a minha opinião) eu acho que todos os Psiquiatras se deveriam preocupar pela situação em que se produz tal transtorno. Senão, é como me dizem: "Tratam tudo como se fosse uma depressão" (claro que, estou a exagerar, logicamente). A mim só me faz confusão a Doutora que escreveu esse artigo dizer isso porque realmente se um Psiquiatra quer tratar o doente, terá que perceber e entender a razão do seu transtorno. Porque há transtornos e transtornos, e muitos deles não se os "localiza" apenas por olhar para o paciente.
(Escrevo-lhe porque estou a estudar para Psiquiatria e realmente esse conceito "não me entra na cabeça" 395105 )

Muito obrigada pelo seu tempo :ok:
DiamondPlume
Membro Webmaster

Mensagempor Psicóloga em 05 Jul 2009, 11:09

DiamondPlume escreveu:Pessoalmente, (e atenção que isto é só a minha opinião) eu acho que todos os Psiquiatras se deveriam preocupar pela situação em que se produz tal transtorno. Senão, é como me dizem: "Tratam tudo como se fosse uma depressão" (claro que, estou a exagerar, logicamente). A mim só me faz confusão a Doutora que escreveu esse artigo dizer isso porque realmente se um Psiquiatra quer tratar o doente, terá que perceber e entender a razão do seu transtorno. Porque há transtornos e transtornos, e muitos deles não se os "localiza" apenas por olhar para o paciente.
(Escrevo-lhe porque estou a estudar para Psiquiatria e realmente esse conceito "não me entra na cabeça" 395105 )

Muito obrigada pelo seu tempo :ok:

Ora viva uma vez mais (намигане)

Como deves perceber, em qualquer profissão existem profissionais que se dedicam mais do que outros tendo em atenção as suas obrigações éticas e profissionais...

Não vou negar que conheço Psiquiatras que em cinco minutos de consulta receitam um medicamento e não vêm rigorosamente mais nada. Por outro lado, também conheço excelentes profissionais que trabalham na área da Psiquiatria...

O objectivo da colocação deste artigo aqui no fórum foi precisamente para que se possa perceber que a realidade dos "Psis" é feita de inúmeros meandros e como em tudo existem coisas boas e menos boas...

Por fim, torna-se importante que a sociedade em geral perceba que pelo facto de ter consultado um profissional e não ter conseguido estabelecer um vínculo terapêutico com o mesmo, não significa que se possa generalizar para todos os outros profissionais da área...

(намигане)
Psicóloga
Membro Caloiro

Data de registro: 09 Jun 2009, 19:25

Mensagempor DiamondPlume em 05 Jul 2009, 13:55

Esclarecida :ok: (намигане)
DiamondPlume
Membro Webmaster

---------