Novo Acordo Ortográfico

Tudo sobre educação...

Moderadores do fórum Anti-Homophobia:

Concordas com o novo acordo ortográfico?

Sim
1
13%
Não
7
88%

Total de Votos : 8

Novo Acordo Ortográfico

Mensagempor Angel/Devil em 21 Set 2008, 04:48

Deixa aqui a tua opinião sobre o novo acordo ortográfico... ;)
Angel/Devil
Membro Diamond

Data de registro: 30 Jul 2008, 11:30
Orientação Sexual: Bissexual
+ 18: Sim

Re: Qual é a tua opinião sobre o novo acordo ortográfico?

Mensagempor gothic girl em 09 Out 2008, 14:10

Acho uma autentica parvoice , aprendi a escrever de uma maneira , e nao vou mudar!
gothic girl
Membro Super

Data de registro: 01 Ago 2008, 19:43
Orientação Sexual: Heterossexual

Mensagempor Bombom Tii em 09 Out 2008, 15:51

Para mim, assassinaram a língua portuguesa.
Bombom Tii
Membro Diamond

Data de registro: 13 Ago 2008, 22:17
Orientação Sexual: Homossexual
Estado Civil: Solteiro(a)

Mensagempor zło em 10 Out 2008, 16:36

Uma grande m[][][]a, o português é unico, com diferentes origens como do Latim, Arabe, entre outras, a lingua Portuguesa foi assim construida ao longo dos séculos, a escrita dos brazucas é que está incorreCta.
zło
Membro Webmaster

Data de registro: 23 Ago 2008, 22:05
Estado Civil: Viúvo(a)

Mensagempor designr em 13 Out 2008, 10:53

tem palavras k ate parecem komo nos escrevemos aki no computador LOOOOOL
daki a dias ninguem precisa de dicionario apenas de um portatil e ja sabe escrever portugues correcto xD
designr
Membro Vip

Data de registro: 10 Out 2008, 00:08

Mensagempor Pombo em 17 Nov 2008, 22:26

Tá visto: sou do contra! :P
A sério, tal como qualquer língua nesse mundo, têm de haver evoluções.
Os nossos pais e avós, certamente escreviam de outro modo. E sei que sim!
Houveram alterações necessárias, à medida que o povo crescia e mudava de terra em terra. Também em função dos meios de comunicação. Hoje, estamos mais perto do Brasil e restantes países Lusófonos, graças à internet.
Havendo uma uniformização da língua, torna-se benéfico para todos.
Aliás, quem vai alterar mais até nem são os Portugueses (cerca de 0,8% do total do vocabulário). São os brasileiros, com mais de 2% de alterações.
Pombo
Membro Diamond

Data de registro: 07 Nov 2008, 22:33

Mensagempor Bombom Tii em 18 Nov 2008, 20:56

Pombo escreveu:Tá visto: sou do contra! :P
A sério, tal como qualquer língua nesse mundo, têm de haver evoluções.
Os nossos pais e avós, certamente escreviam de outro modo. E sei que sim!
Houveram alterações necessárias, à medida que o povo crescia e mudava de terra em terra. Também em função dos meios de comunicação. Hoje, estamos mais perto do Brasil e restantes países Lusófonos, graças à internet.
Havendo uma uniformização da língua, torna-se benéfico para todos.
Aliás, quem vai alterar mais até nem são os Portugueses (cerca de 0,8% do total do vocabulário). São os brasileiros, com mais de 2% de alterações.

Desculpa para mim este acordo não é uma evolução, mas sim um retrocesso, porque estar a simplificar algo que aprendemos de forma mais complexa, é errado, talvez para mim não faça muita diferença, mas vejo agora pelo lado da minha irmã de 8 anos que foi obrigada a aprender as tais formas dificeis, como as palavras do actor, baptismo, etc, simplificar a nossa lingua para quê? A nossa lingua é considerada a mais rica de todo o mundo, porque não serem os brasileiros a chegar mais perto da nossa lingua e ter uma escrita mais correcta?

Qualquer dia estamos a escrever assim:
"Cê tá percebendo? É super legau isso aí."
Bombom Tii
Membro Diamond

Mensagempor Pombo em 18 Nov 2008, 21:57

Sinceramente, Bombom Tii, não vejo qual seria o problema... :roll:
Assim sendo, viramos todos uma cambada de nacionalistas, e só falamos Português e nunca outra língua. Para mim, é essa a lógica. :P
Se tiver que reaprender algumas palavras, pois então assim seja! Os nossos antepassados escreviam assim:
""Quamdo foi sabudo pello reino, como elRei reçebera de praça Dona Lionor por sua molher, e lhe beijarom a maão todos por Rainha, foi o poboo de tal feito mui maravilhado, muito mais que da primeira; por que ante desto nom enbargando que o alguuns sospeitassem, por o gramde e honrroso geito que viiam a elRei teer com ella, nom eram porem çertos se era sua molher ou nom; e muitos duvidamdo, cuidavom que se emfa daria elRei della, e que depois casaria segundo perteemçia eu real estado: e huuns e outros todos fallavam desvairadas razõoes sobresto, maravilhamdose muito delRei nom emtemder quamto desfazia em si, por se comtemtar de tal casamento."

:roll: :roll: :roll: :roll: :roll:
Pombo
Membro Diamond

Mensagempor Bombom Tii em 18 Nov 2008, 22:17

Não compares pombo, porque foi-se corrigindo e tendo uma lingua cada vez mais rica e aí reparas que a evolução na escrita e agora vai haver um retrocesso, como te perguntei antes, então porque não os brasileiros aprenderem algumas regras de gramatica e ficarem a escrever cmo se escreve em portugal?
Bombom Tii
Membro Diamond

Mensagempor Pombo em 18 Nov 2008, 22:30

Bombom Tii escreveu:Não compares pombo, porque foi-se corrigindo e tendo uma lingua cada vez mais rica e aí reparas que a evolução na escrita e agora vai haver um retrocesso, como te perguntei antes, então porque não os brasileiros aprenderem algumas regras de gramatica e ficarem a escrever cmo se escreve em portugal?

Retrocesso porquê? Não vejo onde está o retrocesso!
Os Brasileiros aprenderam uma forma de falar Português, graças a um conflito Histórico. Desde que o Rei D.Pedro fugiu a sete pés para o Brasil no séc. XIX, e lá declarou a independência com medo das Invasões Francesas, que iam ocupar Portugal. O objectivo era o Brasil ser o novo Portugal, isso sim! Porque o actual território continental, seria dividido por França e Espanha. Ora, isolados de Portugal, evoluiu um outro Português escrito e falado (aqui com mistura dos colonos Franceses e Italianos), nas escolas Brasileiras. Entretanto, em Portugal, as coisas afundavam-se em guerras civis e golpes de Estado consecutivos, esquecendo o problema "Gramática". Pior ainda, foi durante o Estado Novo de Salazar, em que aí, então, nem se podia aceitar outra coisa que não o nosso Português! Mesmo nas colónias Africanas e Indianas (Timor incluído), era essencial escrever Português Contemporâneo de Salazar. Mas ficou sempre o enclave Brasil por resolver, porque as divergências políticas entre o País irmão e Salazar, não conseguiram chegar a qualquer consenso final. Só agora, e com muitos séculos de atraso, se sentaram à mesa e tentaram chegar a uma conclusão.
Depois desta aula de História, vou também protestar para a rua!!!! A LUTA CONTINUA:MINISTRA PARA A RUA!! :lol: :mrgreen:
Pombo
Membro Diamond

Mensagempor Bombom Tii em 18 Nov 2008, 22:45

Pombo escreveu:
Bombom Tii escreveu:Não compares pombo, porque foi-se corrigindo e tendo uma lingua cada vez mais rica e aí reparas que a evolução na escrita e agora vai haver um retrocesso, como te perguntei antes, então porque não os brasileiros aprenderem algumas regras de gramatica e ficarem a escrever cmo se escreve em portugal?

Os Brasileiros aprenderam uma forma de falar Português, graças a um conflito Histórico. Desde que o Rei D.Pedro fugiu a sete pés para o Brasil no séc. XIX, e lá declarou a independência com medo das Invasões Francesas, que iam ocupar Portugal. O objectivo era o Brasil ser o novo Portugal, isso sim! Porque o actual território continental, seria dividido por França e Espanha. Ora, isolados de Portugal, evoluiu um outro Português escrito e falado (aqui com mistura dos colonos Franceses e Italianos), nas escolas Brasileiras. Entretanto, em Portugal, as coisas afundavam-se em guerras civis e golpes de Estado consecutivos, esquecendo o problema "Gramática". Pior ainda, foi durante o Estado Novo de Salazar, em que aí, então, nem se podia aceitar outra coisa que não o nosso Português! Mesmo nas colónias Africanas e Indianas (Timor incluído), era essencial escrever Português Contemporâneo de Salazar. Mas ficou sempre o enclave Brasil por resolver, porque as divergências políticas entre o País irmão e Salazar, não conseguiram chegar a qualquer consenso final. Só agora, e com muitos séculos de atraso, se sentaram à mesa e tentaram chegar a uma conclusão.
Depois desta aula de História, vou também protestar para a rua!!!! A LUTA CONTINUA:MINISTRA PARA A RUA!! :lol: :mrgreen:

O Brasil até há muito poucos anos, nem se queria igualara a Portugal, nem se consideravam irmãos, muito pelo contrário, vários jornalistas portugueses foram lá fazer um levantamento a saber a opiniao deles, eles alem desse facto, tambem se referiam aos portugueses com desdem, para que agora estas tretas todas? Porque agora já há interesses, porque convem?
Antes nenhum brasileiro colocava os pés em galas daqui de Portugal e muito menos recebia prémios na area da representação, lá por serem países irmãos não quer dizer que tenhamos que agora mudar a nossa ortografica para adaptar-se aos braisileiros.

Eu não concordo e graças a deus não sou o unico, eu já inclusvé assinei a petição que já constava com mais de 15 mil assinaturas, segundo os dados de uma dessas petições.

Eu acho errado, muito mesmo e não vou debater mais este assunto.

Para os interessados fica aqui uma noticia sobre a petição.
Bombom Tii
Membro Diamond

Mensagempor Pombo em 18 Nov 2008, 22:48

Tii, respeito a tua opinião. :) Não te chateies! ;)
Pombo
Membro Diamond

Re: Novo Acordo Ortográfico

Mensagempor Cripton em 03 Jun 2009, 00:09

Sou completamente contra, acho que vamos de 'cavalo para burro', nao gosto do que estão a fazer a nossa ortografia.
Cripton
Membro Astuto

Data de registro: 26 Abr 2009, 04:58

Mensagempor Sound_of_Silence em 04 Jun 2009, 22:18

Bombom Tii escreveu:
Pombo escreveu:

O Brasil até há muito poucos anos, nem se queria igualara a Portugal, nem se consideravam irmãos, muito pelo contrário, vários jornalistas portugueses foram lá fazer um levantamento a saber a opiniao deles, eles alem desse facto, tambem se referiam aos portugueses com desdem, para que agora estas tretas todas? Porque agora já há interesses, porque convem?
Antes nenhum brasileiro colocava os pés em galas daqui de Portugal e muito menos recebia prémios na area da representação, lá por serem países irmãos não quer dizer que tenhamos que agora mudar a nossa ortografica para adaptar-se aos braisileiros.

Eu não concordo e graças a deus não sou o unico, eu já inclusvé assinei a petição que já constava com mais de 15 mil assinaturas, segundo os dados de uma dessas petições.

Eu acho errado, muito mesmo e não vou debater mais este assunto.

Para os interessados fica aqui uma noticia sobre a petição.

Concordo com o Bombom!

o acordo ortográfico é um verdadeiro assassinato ao português de Portugal: acabar com acentos e outras questões gramaticais não é evolução, mas sim involução de uma língua que já tem tantos anos.
Amigo Pombo, o português já era falado muito antes do Brasil ser descoberto. Se formos ver o que acontece nos outros países com colónias, sempre foram as colónias que aceitaram as regras linguísticas dos países colonizadores e não ao contrário.
Mesmo após a independência, continuaram com a língua e, aquando alterações, ou mantinham-na ou alteravam-na consoante a lingua colonizadora.

Vai ser engraçado em Portugal deixarmos de usar "rapariga" para miúda e passar a ter um significado completamente diferente (prostituta) ou deixarmos de perceber se, num livros, estamos a referir-nos a um Cagado (animal) ou a alguém que está Cagado (situação desconfortável).

Pois é, estes são dois exemplos entre tantos que me põem contra o acordo. Os portugueses já são tão ignorantes em relação á própria língua, falam e escrevem tão mal e agora piorar essa situação só porque uma ex-colónia acha por bem???
Querem uma nova língua??? Deixem-se de samba e vão mas é trabalhar!!!
Sound_of_Silence
Membro Webmaster

Data de registro: 29 Mar 2009, 14:24

Mensagempor mariafrancisca em 07 Jun 2009, 14:40

Sou completamente contra este acordo e nem sequer espero vir a segui-lo.
Na minha opinião a língua é uma das coisas que caracteriza o pais e não deve ser alterada só para "facilitar"
mariafrancisca
Membro Gold

Data de registro: 16 Dez 2008, 10:55
Orientação Sexual: Heterossexual

Mensagempor Sound_of_Silence em 26 Abr 2010, 01:09

Sou 100% contra!!!

E só para dar um pouco da minha opinião só quero perguntar uma coisa: Portugal descobriu o Brasil, ou o Brasil descobriu Portugal!!!

Nunca ouvi falar que a Grã-Bretanha tivesse realizado um acordo ortográfico, só porque nos EUA se fala o inglês como língua oficial e eles têm maior projecção mundial!!!

Independentemente do acordo ser aprovado ou não, eu falo e escrevo PORTUGUÊS!!!
Sound_of_Silence
Membro Webmaster

Data de registro: 29 Mar 2009, 14:24

Mensagempor Di HF em 26 Abr 2010, 10:20

Gostava mesmo que o acordo não fosse aprovado, para mim não tem lógica alterar o portugues.
Haverão palavras como fato e facto que irão ficar iguais, como muitas outras. Para quê tornar as palavras todas homonimas? Não há sentido nisso.
Concordo com muita coisa que aqui foi escrita e que não vale a pena voltar a referir.
Di HF
Membro Diamond

Data de registro: 19 Abr 2009, 18:24

Mensagempor Zero-Sum em 02 Mai 2010, 09:48

Sou a favor, estou farta de discutir isto com toda a gente, mas eu continuo com os meus argumentos.
Ninguém nos vai considerar erros como escrevemos agora, e se assim for será injusto... Mas a língua está em constante evolução, não chegámos ao que escrevemos actualmente do nada. Tiveram de haver outros "acordos ortográficos", outras mudanças que fizeram chegar ao que existe hoje.
Já me disseram que se devia preservar a língua de Camões, a Pátria "que é a língua Portuguesa" como dizia Fernando Pessoa. Mas só por acaso não se continuará a falar Português? E Camões, será que ficaria contente ao ver a maneira que escrevemos actualmente?
Esse nem é o ponto da questão, apenas quis referir alguns argumentos que me dão contra o acordo ortográfico.
Sou a favor porque também sou a favor da evolução da língua, não pode parar por aqui. Há muita tecnologia, muita evolução mas o mundo não parou. Se todos pensassem assim ainda estávamos a falar latim.
Seria justo se o acordo fosse aplicado apenas às gerações futuras, não podemos ser obrigados a aprender a escrever de novo.

Off topic:
Sabiam que palavras como ónibus eram usadas em Portugal mas caíram em desuso e ficaram a ser utilizadas apenas no Brasil?
Zero-Sum
Membro Diamond

Data de registro: 22 Abr 2009, 17:40
Estado Civil: Comprometido(a)
---------

Retornar para Educação