Notícias de cultura.

Este espaço é destinado a notícias da actualidade.

Aviso: Devem colocar a fonte de informação.

Moderador do fórum Anti-Homophobia:

Notícias de cultura.

Mensagempor Angel/Devil em 20 Set 2008, 19:38

Este é o espaço para colocar notícias de cultura.

Aviso: Devem colocar a fonte de informação.

Pintura mais cara alguma vez comprada na Austrália
Galeria australiana compra quadro de Cézanne por nove milhões de euros
19.09.2008 - 16h39 Lusa
Uma galeria de arte de Sydney pagou 16,2 milhões de dólares australianos (cerca de 9 milhões de euros) por um quadro do pintor francês Paul Cézanne (1839-1906). A obra é a mais cara de sempre a ser adquirida por uma galeria pública da Austrália, segundo a Reuters.

O quadro, "Bords de la Marine", foi pintado por Cézanne em 1888 e ficou exposto por mais de 100 anos na colecção particular de uma família suíça, disse Edmund Capoun, director da Galeria de Arte de New South Wales.

Capoun afirmou que o quadro, que retrata casas na região interior de França, estava há 25 anos no topo da lista de quadros que gostaria de comprar.

"Levou muito tempo, mas a espera valeu a pena", disse Capoun depois de exibir a obra, em Sydney.

As galerias de arte australianas possuíam apenas dois outros quadros de Cézanne. Um quadro pequeno na National Gallery em Camberra, e uma paisagem do pintor exposta numa galeria em Melbourne.



PUBLICO.PT

Avatar de usuário
Angel/Devil
Membro Diamond
 
Mensagens: 10915
Data de registro: 30 Jul 2008, 11:30
Localização: Entre cores...
Sexo: Feminino
Orientação Sexual: Bissexual
+ 18: Sim

Re: Notícias de cultura.

Mensagempor Angel/Devil em 07 Out 2008, 19:43

Joan Margarit ganha Prémio Nacional de Poesia espanhol

07.10.2008 - 16h40
O poeta catalão Joan Margarit venceu hoje o Prémio Nacional de Poesia, outorgado pelo Ministério da Cultura espanhol, pela sua obra "Casa de Misericórdia" que já tinha recebido outros galardões, entre eles o Prémio Nacional da Crítica.

O prémio, dotado com 20 mil euros, reconhece a melhor obra de poesia publicda em espanhol ou em qualquer das restantes línguas oficiais que se falam em Espanha.

A primeira obra de Margarit foi publicada em 1963, tendo começado a publicar em catalão a partir de 1980.

Fonte: Público

Avatar de usuário
Angel/Devil
Membro Diamond
 
Mensagens: 10915
Data de registro: 30 Jul 2008, 11:30
Localização: Entre cores...
Sexo: Feminino
Orientação Sexual: Bissexual
+ 18: Sim

Re: Notícias de cultura.

Mensagempor Angel/Devil em 10 Out 2008, 20:48

Bedeteca de Lisboa

Exposição de desenhos humorísticos censurados há 70 anos inaugura amanhã

10.10.2008 - 18h27 Lusa

A Bedeteca de Lisboa inaugura amanhã uma exposição que revela, pela primeira vez, caricaturas e desenhos de autores portugueses, feitos há mais de 70 anos para o jornal humorístico “Os Ridículos”, que foram censuradas pelo Estado Novo.

“Os Ridículos – desenho humorístico e censura (1933-1945)” apresenta cerca de uma centena de desenhos originais que denunciam os cortes feitos pela comissão de censura do Estado Novo, antes de terem sido publicados nas primeiras páginas de “Os Ridículos”.

O jornal, cujo teor era semelhante ao actual “Inimigo Público”, foi fundado em 1885 e acabou na década de oitenta do século XX.

A exposição – que estará patente até 31 de Dezembro – debruça-se apenas sobre as edições de 1933 a 1945, por ser um “período rico de temáticas e de figuras incontornáveis do regime”, que foram caricaturadas e que passaram pelo crivo da censura, explicou Álvaro Matos, um dos comissários da mostra.

As peças em exposição pertencem às colecções da Hemeroteca Municipal e apresentam originais desenhados por Stuart de Carvalhais, Silva Monteiro, José Pargana ou Natalino Malquiades, que parodiam a actualidade nacional e internacional.

Há caricaturas e desenhos sobre Salazar, com o Zé Povinho, com figuras internacionais como Adolf Hitler, Franklin Roosevelt ou Winston Churchill, no âmbito do contexto da segunda Guerra Mundial.

“Foi uma época em que conseguimos acompanhar a estruturação dos serviços da censura, a normalização das rotinas censórias nos jornais”, referiu Álvaro Matos, também director da Hemeroteca, justificando o período escolhido para esta exposição.

“A censura convivia muito mal com a actualidade, com o tratamento que era dado a temas como as eleições, as implicações da guerra em Portugal, como o racionamento de alimentos”, disse o comissário.

Fonte: PUBLICO.PT
Avatar de usuário
Angel/Devil
Membro Diamond
 
Mensagens: 10915
Data de registro: 30 Jul 2008, 11:30
Localização: Entre cores...
Sexo: Feminino
Orientação Sexual: Bissexual
+ 18: Sim
---------


Retornar para Notícias

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 0 visitantes

cron