Mitologia grega...

Espaço para temas relacionados com religião.

Mitologia grega...

Mensagempor Angel/Devil em 05 Out 2008, 18:20

Neste tópico podem conversar sobre a mitologia grega e partilhar o vosso conhecimento sobre o tema em questão.

Angel/Devil
Membro Diamond

Data de registro: 30 Jul 2008, 11:30
Orientação Sexual: Bissexual
+ 18: Sim

Mitologia grega

Mensagempor Bombom Tii em 15 Out 2008, 18:22

Area que muita gente gosta.
Bombom Tii
Membro Diamond

Data de registro: 13 Ago 2008, 22:17
Orientação Sexual: Homossexual
Estado Civil: Solteiro(a)

Re: Mitologia grega

Mensagempor Rovisco em 15 Out 2008, 18:40

upa upa...

vamos começar pelo inicio?!

pelo urano e pela Geia?!
Rovisco
Membro Vip

Data de registro: 07 Ago 2008, 02:16

Mensagempor zło em 15 Out 2008, 18:50

antes de começar a dizer alguma coisa peço desculpa s cometer alguma gafe, apesar de gostar de mitologia nao é o meu forte a greco-romana

um casal feliz (ou nao) que teve uma nenhada enorme lol de 12 filhotes, mas vendo por outro lado, para quem tinha a vida eterna até teve poucos
zło
Membro Webmaster

Data de registro: 23 Ago 2008, 22:05
Estado Civil: Viúvo(a)

Mensagempor Rovisco em 15 Out 2008, 18:52

o urano não tinha um feitio fácil...

mas sim tiveram 12 titãs. dois deles casaram um com o outro.

Cronos e Reia
Rovisco
Membro Vip

Data de registro: 07 Ago 2008, 02:16

Mensagempor zło em 15 Out 2008, 19:04

nao foram os unicos:
Oceano e Tétis:
-ninfas, os rios e os mananciais.

Hipérion e Téia:
-Helios (o sol), Selene (a lua) e Eos (a aurora).

Céos e Febe:
-duas filhas, Leto e Astéria.

Cronos e Reia: formaram o casal mais importante, pois foram os deuses e tiveram seis filhos:
-Héstia, deusa do lar.
-Hera, deusa rainha do Olimpo.
-Hades, deus dos infernos.
-Deméter, deusa da agricultura.
-Posêidon, deus dos oceanos.
-Zeus, deus supremo, pai de todos os deuses do Olimpo.
zło
Membro Webmaster

Data de registro: 23 Ago 2008, 22:05
Estado Civil: Viúvo(a)

Mensagempor Lirio em 09 Nov 2008, 18:07

O meu nome provém da deusa da caça e da natureza selvagem :P
Lirio
Membro Vip

Data de registro: 26 Set 2008, 18:53

Mensagempor designr em 03 Mar 2009, 19:42

eu sempre adorei mitologia por causa dos deuses

axo k o k mais gosto é o poseidon prk gosto d agua e faz-me lembrar sereias e ixo (иииш)
designr
Membro Vip

Data de registro: 10 Out 2008, 00:08

Mensagempor Arms em 03 Mar 2009, 20:40

Adoro Mitologia e tenho impresso imensas lendas.
Adoro várias lendas:

- Deucalião e o dilúvio (que provavelmente deu origem à lenda de Noé);
- Prometeu (que é um dos meus deuses preferidos);
- Eros e Psique
- Apolo e Jacinto;

muitos mesmo.

Quando chegar a casa meto aqui umas lendas ^^
Arms
Membro Webmaster

Data de registro: 23 Out 2008, 10:36

Mensagempor mariafrancisca em 09 Mar 2009, 20:56

Cronos
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Cronos (em grego Κρόνος) (por vezes confundido com Chronos, Χρόνος), era a Divindade suprema da segunda geração de deuses da mitologia grega, correspondente ao deus romano Saturno. A etimologia do seu nome é obscura. Poderá estar relacionada com "cornos", sugerindo uma possível ligação com o antigo demónio indiano Kroni ou com a divindade levantina El.

Filho de Urano, o Céu estrelado, e Gaia, a Terra, é o mais jovem dos Titãs. A pedido de sua mãe se tornou senhor do céu castrando o pai com um golpe de foice.

A partir de então, o mundo foi governado pela linhagem dos Titãs que, segundo Hesíodo, constituía a segunda geração divina. Foi durante o reinado de Cronos que a humanidade (recém-nascida) viveu a sua "Idade de Ouro".

Cronos casou com a sua irmã Réia, que lhe deu seis filhos (os Crónidas): três mulheres, Héstia, Deméter e Hera e três rapazes, Hades, Poseidon e Zeus.

Como tinha medo de ser destronado, Cronos engolia os filhos ao nascerem. Comeu todos exceto Zeus, que Réia conseguiu salvar enganando Cronos enrolando uma pedra em um pano, a qual ele engoliu sem perceber a troca.

Quando Zeus cresceu, resolveu vingar-se de seu pai, solicitando para esse efeito o Apolo de Métis - a Prudência - filha do Titã Oceano. Esta ofereceu a Cronos uma poção mágica, que o fez vomitar os filhos que tinha devorado.

Então Zeus tornou senhor do céu e Divindade suprema da terceira geração de deuses da Mitologia Grega ao banir os tios Titãs para o Tártaroe afastou o Pai do trono, e segundo as palavras de Homero prendeu-o com correntes no mundo subterrâneo, onde foi encontrado, após dez anos de luta encarniçada, pelos seus irmãos, os Titãs, que tinham pensado poder reconquistar o poder a Zeus e os deuses do Olímpo.

Gostei bastante de escrever sobre Cronos num teste de português no 12º ano.
mariafrancisca
Membro Gold

Data de registro: 16 Dez 2008, 10:55
Orientação Sexual: Heterossexual

Mensagempor Arms em 09 Mar 2009, 21:50

Deucalião e Pirra

Deucalião era filho de Prometeu e marido de Pirra, filha de seu tio Epimeteu e Pandora.
Cansado de viver na selvagem região de Cítia, onde fora exilado por seu pai, Deucalião se mudou com sua esposa para a Tessália, onde passaram a viver e, foi durante o reinado de ambos que o dilúvio divino desabou.
Zeus começou a perceber que, aos poucos, a malícia e os vícios estavam tomando conta dos mortais. Decepcionado com a fraqueza humana, o deus resolveu extinguir toda a humanidade enviando, para tanto, um grande dilúvio.
Contudo, Prometeu descobriu com antecedência o plano do pai dos deuses e acorreu para avisar o filho da tragédia que estava por vir. Ambos, então, planejaram construir uma sólida balsa que, uma vez pronta, foi abarrotada com uma grande quantidade de suprimentos e animais.
Logo que a chuva começou a cair, Deucalião embarcou juntamente com a mulher na balsa e nela permaneceram até o fim da tormenta.
Por dez dias choveu incessantemente e toda a superfície da terra ficou inundada, exceto uma montanha na Fócida, onde foi dar a barquinha com Deucalião, o mais justo dos homens, e Pirra, a mais virtuosa das mulheres.
Assim que as águas regrediram, os esposos foram procurar o conselho de Têmis que sempre tivera um oráculo ao pé do Parnasso e dela ouviram a seguinte resposta: “saí do templo, velai o rosto, desprendei vossos cintos, e atirai para trás os ossos de sua mãe”.
Inicialmente, nenhum dos dois compreendeu a profecia, que lhes pareceu um sacrilégio. Deucalião, porém, após muito refletir, apreendeu o verdadeiro sentido do oráculo deduzindo que a mãe a quem ele se referia era a terra e, portanto, seus ossos seriam as pedras.
Seguindo o conselho de Têmis, os sobreviventes recolheram várias pedras que jaziam no chão e, atirando-as para trás, perceberam que imediatamente transformavam-se em homens as atiradas por Deucalião e em mulheres as atiradas por Pirra.
Dessa maneira, os dois esposos conseguiram repovoar toda terra.

Apolo e Jacinto

Filho de Amiclos e Diomeda, soberanos da Lacônia.
Esse jovem rapaz foi intensamente amado por Apolo e por Zéfiro, deus dos ventos.
Muitas vezes Apolo deixava seu palácio no Olimpo e descia a terra para divertir-se com o rapaz em Esparta, próximo das margens do rio Eurotas.
Certo dia, ambos tiraram as vestes e principiaram uma brincadeira de atirar discos.
Zéfiro, porém, enciumado por Jacinto preferir Apolo, fez com que, quando ambos brincavam, um vento forte desviasse o disco arremessado por Apolo e atingisse Jacinto, ferindo-o mortalmente.
Apolo tentou trazer Jacinto de volta a vida, nele aplicando todos os dons medicinais que possuía, tanto tentando estancar o sangue, como aplicando ervas medicinais que cresciam nas proximidades.
Apesar de todos os esforços do deus, o rapaz acabou por falecer, deixando o deus desesperado de dor e culpa por ter atirado o disco fatal.
No entanto, para consolo do deus, o sangue escorrido da ferida do seu amado escorreu para a terra e ali se transformou em uma flor, semelhante ao lírio, mas de cor vermelha. Tal flor recebeu o nome de Jacinto em homenagem ao rapaz e sobre as suas folhas o deus escreveu a expressão "Ai Ai" que, em grego, tal como em português, significa uma expressão de dor.
Essa flor floresce apenas na primavera e nela é ainda possível ler a expressão escrita pelo deus.
Arms
Membro Webmaster

Mensagempor Figueiras em 09 Mar 2009, 23:27

Identifico-me bastante com o Poseidon!
A sua personalidade e poder fascina-me...

tal como toda a mitologia grega! Sempre me fascinou
Figueiras
Membro Super

Data de registro: 09 Ago 2008, 01:50

Re: Mitologia grega...

Mensagempor Figueiras em 03 Nov 2009, 03:21

Fascina me e Inspira me bastante. é algo tão simbolicamente forte. Ainda mais que o cristianismo, na minha opinião. São completas personificações do comportamento humano e não só. Mostram nos as nossas imperfeições como seres humanos mas ao mesmo tempo que o ser humano é o centro de tudo.

Acho simplesmente fantástico. Tiro sempre uma interpretação muito pessoal sobre tudo o que leio em relação a esta matéria. Digamos que é a minha "religião"
Figueiras
Membro Super

Mensagempor Arms em 08 Dez 2009, 02:29

Figueiras escreveu:Fascina me e Inspira me bastante. é algo tão simbolicamente forte. Ainda mais que o cristianismo, na minha opinião. São completas personificações do comportamento humano e não só. Mostram nos as nossas imperfeições como seres humanos mas ao mesmo tempo que o ser humano é o centro de tudo.

Acho simplesmente fantástico. Tiro sempre uma interpretação muito pessoal sobre tudo o que leio em relação a esta matéria. Digamos que é a minha "religião"

Ias adorar o livro que comprei há uns tempos. Tem a listagem completa dos deuses todos e das suas lendas (resumido, claro) incluindo deuses que alguns nunca sequer ouviram falar. Por exemplo, todos sabemos que Eros é o deus grego do Amor, mas poucos sabem que Anteros (irmão de Eros) é o deus grego do amor recíproco. (изч)
Arms
Membro Webmaster

Mensagempor Figueiras em 22 Dez 2009, 00:43

Bathory escreveu:
Cronos
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Cronos (em grego Κρόνος) (por vezes confundido com Chronos, Χρόνος), era a Divindade suprema da segunda geração de deuses da mitologia grega, correspondente ao deus romano Saturno. A etimologia do seu nome é obscura. Poderá estar relacionada com "cornos", sugerindo uma possível ligação com o antigo demónio indiano Kroni ou com a divindade levantina El.

Filho de Urano, o Céu estrelado, e Gaia, a Terra, é o mais jovem dos Titãs. A pedido de sua mãe se tornou senhor do céu castrando o pai com um golpe de foice.

A partir de então, o mundo foi governado pela linhagem dos Titãs que, segundo Hesíodo, constituía a segunda geração divina. Foi durante o reinado de Cronos que a humanidade (recém-nascida) viveu a sua "Idade de Ouro".

Cronos casou com a sua irmã Réia, que lhe deu seis filhos (os Crónidas): três mulheres, Héstia, Deméter e Hera e três rapazes, Hades, Poseidon e Zeus.

Como tinha medo de ser destronado, Cronos engolia os filhos ao nascerem. Comeu todos exceto Zeus, que Réia conseguiu salvar enganando Cronos enrolando uma pedra em um pano, a qual ele engoliu sem perceber a troca.

Quando Zeus cresceu, resolveu vingar-se de seu pai, solicitando para esse efeito o Apolo de Métis - a Prudência - filha do Titã Oceano. Esta ofereceu a Cronos uma poção mágica, que o fez vomitar os filhos que tinha devorado.

Então Zeus tornou senhor do céu e Divindade suprema da terceira geração de deuses da Mitologia Grega ao banir os tios Titãs para o Tártaroe afastou o Pai do trono, e segundo as palavras de Homero prendeu-o com correntes no mundo subterrâneo, onde foi encontrado, após dez anos de luta encarniçada, pelos seus irmãos, os Titãs, que tinham pensado poder reconquistar o poder a Zeus e os deuses do Olímpo.

Gostei bastante de escrever sobre Cronos num teste de português no 12º ano.

Figueiras
Membro Super

Mensagempor Arms em 26 Dez 2009, 17:39

Anteros

Na Mitologia grega, Anteros era filho de Afrodite com Ares e irmão de Eros. É o deus da ordem e foi criado por um pescador; os seus poderes são dar ordens e as pessoas obedecerem. Este deus surgira do momento em que Ares perguntara à Têmis por que Eros não crescia, foi-lhe respondido que a razão estava na falta de um companheiro. Vênus, então, tivera como segundo filho Anteros, e o deus do amor começara a crescer. Segundo outras versoes Anteros nasceu do oceano fecundado pelo semen de urano (portanto era irmao de afrodite) e representava a separação.
Arms
Membro Webmaster

---------

Retornar para Religião