Dia Mundial da Protecção Civil (1 de Março)

Datas Especias do mês de Março...

Dia Mundial da Protecção Civil (1 de Março)

Mensagempor Angel/Devil em 01 Mar 2010, 05:15

Neste tópico podem conversar, trocar opiniões e partilhar o vosso conhecimento sobre o Dia Mundial da Prtotecção Civil.

Dia Mundial da Protecção Civil assinalado com várias actividades no país

28 de Fevereiro de 2010, 17:47

No âmbito do Dia Mundial da Protecção Civil, assinalado a 1 de Março, estão previstas diversas actividades de prevenção e sensibilização por todo o país. As inicitivas são organizadas por várias entidades - Bombeiros, PSP ou GNR, entre outras - e igualmente orientadas para diversos espaços - desde escolas a centros de dia.

A protecção civil é uma actividade desenvolvida pelo Estado, Regiões Autónomas e Autarquias Locais, pelos cidadãos e por todas as entidades públicas e privadas, que visa prevenir riscos colectivos inerentes a situações de acidente grave ou catástrofe, assim como de atenuar os seus efeitos, proteger e socorrer as pessoas e bens em perigo caso esses incidentes ocorram.

Em Lisboa, o Governo português, através do ministro da Administração Interna, promove uma cerimónia alusiva à data e de homenagem ao Dispositivo Especial de Combate aos Incêndios Florestais de 2009.
O ministro da Administração Interna, Rui Pereira, procederá à imposição de condecorações, com Medalha de Mérito de Protecção e Socorro, aos bombeiros mortos em serviço em 2009 (a título póstumo) e aos elementos integrantes e acompanhantes da FOCON - (Força Operacional Conjunta) que se deslocou ao HAITI.
A condecoração está agendada para as 11h no Pavilhão 2 da FIL, no Parques das Nações, em Lisboa.

À mesma hora, mas em Torres Vedras, realiza-se um exercício de evacuação da Escola Básica Integrada Padre Francisco Soares (Praceta Francisco Sá Carneiro), com concentração marcada para a entrada principal.

Meia-hora depois na Rua Bartolomeu Dias, em Carcavelos, decorrerá um exercício organizado pelo Serviço Municipal de Protecção Civil, "Riviera 2010", que contará com a presença do presidente da Câmara de Oeiras, Isaltino Morais.

Já em Oliveira de Frades, os Bombeiros Voluntários locais, em parceria com o Município, promovem junto da comunidade escolar diversas actividades sobre esta temática até dia 14 de Março. Destaca-se, a 1 de Março, a Palestra sobre Protecção Civil e ainda a demonstração de viaturas dos Bombeiros, assim como pequenos simulacros na Escola EB 2,3/s de Oliveira de Frades.

Para a Avenida dos Aliados, no Porto, está programada a Abertura Oficial das Comemorações Distritais, com a presença do secretário de Estado da Proteção Civil, Vasco Franco. Esta série de actividades arranca às 15h30 com a inauguração da exposição itinerante em paralelo com a actuação dos 70 elementos da Banda Militar do Norte.
A iniciativa conta ainda com a participação de alunos dos agrupamentos escolares e Clubes de Proteção Civil de Amarante (Clip), Paços de Ferreira (Obra Social Sílvia Cardoso), Gondomar (Esc. Infantes B.), entre outros.
Ao longo da tarde estão ainda previstas uma demonstração cinotécnica com equipas da PSP e GNR, actividades de slide e rappel organizadas pelo exército e várias acções de sensibilização.

A meio da tarde, pelas 17h30, arranca em Aveiro um ciclo de conferências subordinado ao Mar organizado pela Câmara Municipal, versando as temáticas do "Combate à poluição do meio Marinho", pelo capitão do Mar e Guerra Jorge Silva Paulo, e a "Preparação dos meios da Marinha para prestar apoio às populações vítimas de catástrofes naturais", pelo capitão de Fragata Rui Encarnação. A inicitiva decorre no Auditório da Assembleia Municipal de Aveiro.

O Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores vai assinalar também a data com várias iniciativas entre até 5 de Março, em especial junto dos estabelecimentos de ensino.
Nesta segunda-feira a escola de Ponta Delgada, na ilha das Flores, a EBI da Ribeira Grande, da Maia, Fajã de Baixo, na ilha de São Miguel, a escola do primeiro ciclo da Madalena do Pico, Angra do Heroísmo, a escola de ensino básico da Horta e a EBI Mouzinho da Silveira no Corvo contarão com actividades especiais de sensibilização do projecto “Crescer em Segurança”.
Mas não só, já que na ilha do Pico vão organizar-se duas acções de sensibilização para todos os idosos que frequentam os Centros de Dia da ilha. Estas acções irão decorrer no concelho da Madalena no dia 1 e nas Lajes do Pico no dia 2 de Março.

SAPO/Lusa


Fonte:
Código: Selecionar tudo
http://noticias.sapo.pt/info/artigo/1049327.html
Avatar de usuário
Angel/Devil
Membro Diamond
 
Mensagens: 10915
Data de registro: 30 Jul 2008, 11:30
Localização: Entre cores...
Sexo: Feminino
Orientação Sexual: Bissexual
+ 18: Sim
---------

Retornar para Março

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 0 visitantes

cron