Como escrever bem Português... correctamente!

Várias perguntas e temas para responder, podes responder apenas aquelas que quiseres.

Como escrever bem Português... correctamente!

Mensagempor Arms em 28 Out 2008, 01:03

Faltava um tópico destes aqui no fórum. Porque todos nós damos erros e todos nós temos dúvidas, aqui fica um tópico sobre como escrever bem Português. Vou colocando aqui os erros mais comuns que as pessoas têm e como resolvê-los.

Porque a nossa língua é bonita e fica bem saber escrevê-la.

Ora bem... Vou começar pelo erro que me dá mais voltas ao estômago. Porque quase toda a gente desta nova geração faz esse erro. E ele é o uso incorrecto do hífen...

A frequente dúvida de se pôr ou não hífen em determinadas formas verbais pode ser resolvida com dois simples truques!

Na frase “Lavaste o carro ontem?”, a forma “lavaste” escreve-se sem hífen, porque o TE é parte integrante do verbo, trata-se da desinência da 2ª pessoa do singular no Pretérito Perfeito do Indicativo (veja-se o restante paradigma: lavei, lavou, lavámos, lavaram).

Na frase “Lavas-te com sabonete?”, a forma “lavas-te”, pelo contrário, é grafada com hífen, de modo a separar a forma verbal “lavas” do pronome pessoal reflexo TE (lavo-me, lava-se, lavamo-nos, lavam-se). Por conseguinte, não se trata do mesmo TE.

O primeiro truque consiste no uso da negativa. Se escrevermos ambas as frases na negativa, verificamos uma pequena alteração: “Não te lavas com sabonete?”, “Não lavaste o carro?”). No primeiro caso, o pronome te mudou de posição, significa, portanto, que na afirmativa se escreve com hífen: LAVAS-TE; no segundo caso, não houve qualquer mudança, por isso na afirmativa escreve-se sem hífen: LAVASTE.

O segundo truque consiste em verificar qual é a vogal mais forte (tónica) da palavra. No caso de se usar o hífen, a vogal tónica fica mais longe da terminação da palavra (“lávas-te”), no caso de não se usar hífen, a vogal tónica é a que está mais perto do TE (“laváste”).

São velhos os truques, mas funcionam sempre em caso de dúvida!
Arms
Membro Webmaster

Data de registro: 23 Out 2008, 10:36
Orientação Sexual: Homossexual
Estado Civil: Solteiro(a)
+ 18: Sim

Re: Como escrever bem Português... correctamente!

Mensagempor Arms em 29 Out 2008, 13:23

Plural de palavras compostas
Formação do plural de palavras compostas – 1

1 – Qual o plural de decreto-lei?

Quando a palavra é formada por dois nomes com o mesmo estatuto e idêntica contribuição para o significado da palavra, ambos os elementos vão para o plural. Por isso, dizemos:

o decreto-lei - os decretos-leis
(= o diploma é simultaneamente decreto, porque foi elaborado pelo Governo e uma lei)

Caso a palavra seja formada por um nome e outro com valor de determinante específico desse nome, especificando-o, limitando-o ou referindo a sua função só o primeiro elemento vai para o plural.

Exemplos:

Navio-escola - Navios-escola
(navio que serve de escola)
Homem-rã - Homens-rã
(homem que age como rã, não se trata de uma verdadeira rã)

2 – Qual o plural de pé-direito

A este termo usado para indicar a altura do pavimento ao tecto, formado por um nome e um adjectivo, aplica-se a regra do exemplo anterior, ou seja, ambos os elementos vão para o plural.

Assim:

Pé-direito - pés-direitos
Amor – perfeito – amores-perfeitos
Surdo-mudo - surdos-mudos

(do blog, )
Arms
Membro Webmaster

Mensagempor Arms em 03 Mar 2009, 00:10

Os erros mais comuns das pessoas

Fico triste quando vejo em como as pessoas assassinam a nossa língua quando escrevem na net, em fórums, etc. Devo admitir que deve ser muito mais chato digitar as palavras totalmente quando se está a expor uma ideia - e eu próprio faço as minhas edições de texto antes de colocar online para evitar erros - mas, sinceramente, não há nada mais triste e com falta de crédito do que alguém expor ideias interessantes e críticas realmente inovadoras com erros gravíssimos de Português.

A língua obedece a regras que facilitam a compreensão de todos e convém saber que "ataste" é o verbo atar no Pretérito Perfeito (ou seja, PASSADO) e que "atas-te" é o tempo verbal atar no presente do indicativo com um pronome reflexo. Escrever correctamente não é uma questão de ser-se antiquado mas uma questão de transmitir mais credibilidade. Sinceramente, respeito mais uma pessoa que dá uma má crítica (daquelas mesmo péssimas) escrito correctamente do que alguém que dá uma excelente crítica (bem elaborada, pensada, apoiada, etc) escrito com erros básicos. Pelo menos o primeiro teve o cuidado de verificar os seus erros para dar mais credibilidade.

Por isso, decidi escrever uma pequena lista dos erros mais comuns que encontro na net:

1- Abreviações

Esta, aposto que a maioria dos membros deste fórum usam: pq em vez de porquê. Tudo bem que é mais fácil e mais rápido teclar "pq". Mas estão com pressa para ir onde? No meio de um jogo online eu até compreendo, porque lá a intenção é transmitir uma mensagem rapidamente. Querem poupar espaço? Porquê? Nos fórums não existem limite de letras. Num sms consigo perceber e também o faço. Tentar colocar muita informação numa mensagem com limite máximo de caracteres é compreensível. Mas, num fórum onde esse limite não existe, é simplesmente desnecessário e incomodativo.

Tentem trocar os "pq" por "porque/por que/porquê/por quê", os "mto" por "muito", etc.

2- Ortografia

Este é um ponto que me deixa realmente revoltado. Já tive mais paciência. Actualmente não suporto quem escreve erradamente de propósito. Escrever algo do género, "max pq n dixes a ela?", recebe tanto respeito da minha parte como o Bush ou o Bin Laden. Ou seja, nenhum. Se escreves de forma errada propositadamente pensa duas vezes no que estás a fazer. Isso vai-se tornar num hábito e, mais tarde, irá trazer-te imensos problemas. Um exemplo: vocês fazem ideia de quantos currículos são deitados fora por terem erros ortográficos? Ainda hoje fui forçado a deitar 70% dos currículos que nós recebemos nesta semana que passou por conter erros graves. Sabem quantas pessoas lá tinham as qualificações necessárias e que, provavelmente, precisavam do trabalho? 90% dessas pessoas.

Acredito que a maioria das pessoas não têm a intenção de escrever com erros - e até eu dou os meus erros - mas é importante pelo menos tentarem melhorar a vossa escrita. Acreditem, eu não nasci a escrever assim e nem sou nativo português nem escrevo português desde os meus 6/7 anos de idade. Só comecei a aprender português aos 10 anos. Mas escrevi muito e procurei sempre a ajuda de dicionários e de livros de ortografia. Podem ser caros mas compensam o investimento que dão. Isto porque a vossa escrita melhora conforme vão escrevendo e ganham a vossa forma de expressão única - e isso, meus amigos, ninguém vos tira. Invistam em vocês mesmos.

Se não conseguirem um manual ortográfico, copiem o vosso texto para o word antes de o postarem para verem se existem erros.

3- Pontuação

Outro aspecto da língua portuguesa que está esquecida na internet. Mas, uma boa pontuação, pode mudar totalmente o sentido e o tom de uma frase. Vejam:

É bom aluno, mas não passará. - aqui conseguem notar que, apesar da vírgula dar um ritmo à frase, a frase não tem muita entoação. É quase uniforme.

É bom aluno, mas... não passará. - aqui, com as reticências a seguir ao mas, parece que o tom da frase desce rapidamente. Parece que o "não passará" é dito com desilusão.

É bom aluno, mas não passará... - aqui, com as reticências no fim, dá a sensação que a pessoa que diz a frase pretende acrescentar mais alguma coisa, ou mudar o tema da conversa, deixando o pensamento no ar para mais tarde regressar à frase.

Percebem as diferenças?

Para além de conotar uma entoação às frases, uma pontuação correcta torna a frase mais fácil e agradável ao leitor. Ler um texto correctamente pontuado dá ao cérebro pontos de pausa, através de vírgulas, e, consequentemente, estabelecer um ritmo à frase. Façam o teste, lendo este parágrafo de novo, mas sem pontuação.

"Para além de conotar uma entoação às frases uma pontuação correcta torna a frase mais fácil e agradável ao leitor Ler um texto correctamente pontuado dá ao cérebro pontos de pausa através de vírgulas e consequentemente estabelecer um ritmo à frase Façam o teste lendo este parágrafo de novo mas sem pontuação"

4- Tempos verbais

Aqui é onde os cabelos da minha nuca se eriçam de raiva. É realmente triste saber que as pessoas deixaram de dar valor às formas verbais, ou que simplesmente os ignoram.

Vejam este parágrafo:

"Guardaste o pouco que te restou dos sonhos, depois da passagem daquele furacão, que te entrou de surpresa pela vida adentro e te roubou quase tudo aquilo em que acreditavas..."

Vocês notam perfeitamente que está no passado, neste caso, no pretérito perfeito. Vê-se pelos verbos "guardaste", "restou", "entrou", "roubou", "acreditavas"...

Agora vejam esta frase:

"Oh! E onde o guardas
Que agora também te guardas tu,
Guardas-te longe de mim."

Notam a diferença? Este verbo está no presente. "Guardas". Apenas tem um pronome reflexo associado. Quem se guarda? Tu.

Acontece que muita gente teima em escrever assim:
"Guardas-te o pouco que te restou dos sonhos, depois da passagem daquele furacão, que te entrou de surpresa pela vida adentro e te roubou quase tudo aquilo em que acreditavas..."

Isto está errado! Tenham em atenção à forma como escrevem porque, basta um erro destes que a frase se torna logo confusa. Do género: qual é o tempo verbal? presente ou pretérito perfeito? Como é que é possível coexistirem dois tempos verbais diferentes na mesma frase? Parem para pensar em como escrevem... No futuro isso poderá vir a ser-vos útil.
Arms
Membro Webmaster

Mensagempor Pombo em 03 Mar 2009, 11:04

O Arms é uma enciclopédia! :P
Pombo
Membro Diamond

Data de registro: 07 Nov 2008, 22:33
Orientação Sexual: Bissexual

Mensagempor Bombom Tii em 04 Mar 2009, 01:43

muitas das vezes

O Joao disse isto enquanto que a Rita disse aquilo
Bombom Tii
Membro Diamond

Data de registro: 13 Ago 2008, 22:17

Mensagempor Devias em 18 Jun 2009, 08:32

Adorei o tópico xD Mas quanto as abreviaturas n as consigo largar, mas é mesmo por um questão de comodismo.

Enquanto estou a responder está a dar na RTP1 (que não sei o nome exacto) "Assim se fala em bom Português", acho que é o destino lol

A pergunta de hoje é: Como se fala em bom Português:

Umbigo ou Embigo?

Uma senhora está a dizer q a palavra umbigo se escreve assim HOMBIGO. Enfim... A resposta correcta é... as duas estão correctas! Por acaso n sabia... pensava que era umbigo, mas afinal umbigo é o termo erudito e embigo o termo popular. As coisas q eu aprendo xD
Devias
Membro Webmaster

Data de registro: 22 Ago 2008, 02:36

Mensagempor Lirio em 18 Jun 2009, 19:35

Ler bastante ;)
Lirio
Membro Vip

Data de registro: 26 Set 2008, 18:53

Mensagempor Bombom Tii em 19 Jun 2009, 12:27

Apanhei ontem um erro no chat.

Alguem disse "Queres um concelho?"

Bem não seria mau ter um Concelho, mas de facto um Concelho é um conjunto de freguesias.
Conselho vem de aconselhar, que se pode distinguir com o S de sentimento (como a minha professora dizia)

Aproveitando outro que se comete muito é o Concerto e Conserto, Concerto é um evento musical, Conserto é de consertar, arranjar.
Bombom Tii
Membro Diamond

Data de registro: 13 Ago 2008, 22:17

Mensagempor Angel/Devil em 28 Abr 2010, 21:13

Gostava de conhecer a vossa opinião sobre o abuso do ponto de exclamação.
Angel/Devil
Membro Diamond

Data de registro: 30 Jul 2008, 11:30

Mensagempor Arms em 11 Ago 2010, 21:18

Angel/Devil escreveu:Gostava de conhecer a vossa opinião sobre o abuso do ponto de exclamação.

Tenho apenas uma opinião acerca disso: Cinco pontos de exclamação é uma prova concreta de uma mente insana!
Arms
Membro Webmaster

Mensagempor Angel/Devil em 12 Ago 2010, 01:51

Arms escreveu:
Angel/Devil escreveu:Gostava de conhecer a vossa opinião sobre o abuso do ponto de exclamação.

Tenho apenas uma opinião acerca disso: Cinco pontos de exclamação é uma prova concreta de uma mente insana!

Vou tentar testar o ponto de exclamação para ver o efeito!
Parece que estou atirar pedras! Cristo! Realmente quando uso mais de 5 pontos de exclamação sinto-me meio insana! Tu tens razão! Não sei porquê, mas este teste está a conseguir enlouquecer-me! Não, já era meio louca antes do teste! Só sei que quando observo muitos pontos de exclamação na mesma frase fico algo eufórica, sinto também mais agressividade e convicção! Está o teste feito, o ponto de exclamação tem imenso poder na escrita! É óptimo para dar ordens! No exército deve ser bastante utilizado! Consegue enervar quando o seu uso é excessivo! Caramba! Já chega! loooooooooool!
Angel/Devil
Membro Diamond

Data de registro: 30 Jul 2008, 11:30

Mensagempor Arms em 13 Ago 2010, 22:45

Hoje um dos meus maiores erros na escrita...

Saiu à/há/a

Qual a forma correcta?

Saiu à vinte minutos
Saiu vinte minutos
Saiu a vinte minutos

A forma correcta é a do meio: Saiu vinte minutos.
Neste caso deve ser usado o verbo haver, que aqui tem o significado de tempo decorrido.
O mesmo se aplica a expressões de carácter temporal, como:

Já não o vejo muito tempo.
Viu-o dois dias.
Ele chegou trinta minutos.

- in,
Arms
Membro Webmaster

Mensagempor Di HF em 15 Abr 2011, 08:47

Brevemente teremos que deixar de escrever como o fazemos, temos que nos habituar às alterações do novo acordo ortográfico.
Di HF
Membro Diamond

Data de registro: 19 Abr 2009, 18:24
---------

Retornar para Inquérito & Vários Temas