Abandono escolar

Tudo sobre educação...

Moderadores do fórum Anti-Homophobia:

Abandono escolar

Mensagempor Angel/Devil em 15 Abr 2010, 12:29

Nes tópico podem conversar, trocar opiniões e partilhar o vosso conhecimento sobre o abandono escolar.
Angel/Devil
Membro Diamond

Data de registro: 30 Jul 2008, 11:30
Orientação Sexual: Bissexual
+ 18: Sim

Re: Abandono escolar

Mensagempor Angel/Devil em 15 Abr 2010, 12:31

Ministra Isabel Alçada diz que vão aumentar os alunos com formação superior

"Portugal garante que consegue reduzir casos de abandono escolar"

14.04.2010 - 12:42 Por Lusa

Fonte: Público / Ler +:
Código: Selecionar tudo
http://www.publico.pt/Educação/portugal-garante-que-consegue-reduzir-casos-de-abandono-escolar_1432236

Angel/Devil
Membro Diamond

Data de registro: 30 Jul 2008, 11:30
Orientação Sexual: Bissexual

Mensagempor Di HF em 15 Abr 2010, 15:33

Como é que não vai existir abandono escolar quando os professores dizem aos alunos para anular disciplinas porque não estão lá fazer nada? Quando a diretora de turma diz aos pais para tirarem os filhos da escola que só vão lá estorvar? Quando os professores chamam burros aos alunos?
Se um aluno não gosta da escola e se ainda lhe apresentam estas situações como não vão abandonar a escola?
Acho que deviam existir mais oportunidades no final do 9º ano. Mostrar todas as saidas aos alunos, falar com eles, perceber cada caso e não ir num plano geral.
Não sei se é só na minha escola onde os professores falam mal com os alunos e quase os forçam a abandonar a escola. Sinceramente começo a ver a escola como um livro de cheques, um sitio onde os amigos de não sei quem, ou os familiares é que são bons e conseguem.
Este ano anulei duas disciplinas, só não anulei matemática porque o director da escola não permitiu. Para o ano não continuarei em ciencias e tecnologias, tenho alguns exemplos que me provam que é melhor perder dois anos do que a vida a estudar.
Ainda outra coisa, quando um aluno está desmotivado a função dos professores é tentar motivá-lo e não encostá-lo a uma parede e deixá-lo, a dar-lhe ainda mais forças para desistir.
Di HF
Membro Diamond

Data de registro: 19 Abr 2009, 18:24
Estado Civil: Solteiro(a)

Mensagempor Poesia em 15 Abr 2010, 20:20

Di HF escreveu:Como é que não vai existir abandono escolar quando os professores dizem aos alunos para anular disciplinas porque não estão lá fazer nada? Quando a diretora de turma diz aos pais para tirarem os filhos da escola que só vão lá estorvar? Quando os professores chamam burros aos alunos?
Se um aluno não gosta da escola e se ainda lhe apresentam estas situações como não vão abandonar a escola?
Acho que deviam existir mais oportunidades no final do 9º ano. Mostrar todas as saidas aos alunos, falar com eles, perceber cada caso e não ir num plano geral.
Não sei se é só na minha escola onde os professores falam mal com os alunos e quase os forçam a abandonar a escola. Sinceramente começo a ver a escola como um livro de cheques, um sitio onde os amigos de não sei quem, ou os familiares é que são bons e conseguem.
Este ano anulei duas disciplinas, só não anulei matemática porque o director da escola não permitiu. Para o ano não continuarei em ciencias e tecnologias, tenho alguns exemplos que me provam que é melhor perder dois anos do que a vida a estudar.
Ainda outra coisa, quando um aluno está desmotivado a função dos professores é tentar motivá-lo e não encostá-lo a uma parede e deixá-lo, a dar-lhe ainda mais forças para desistir.

:o Como isso anda... Nas escolas onde andei nunca vi nada disso. Realmente estão a ir por um mau caminho, deveriam de incentivar os alunos e não o contrário. Em relação às oportunidades e ajuda, no meu tempo havia muito pouca, mas ainda cheguei a fazer testes psicotécnicos para ver qual a área a que estava mais vocacionada. O que eu não gostava mesmo era de história, a minha queda era mesmo para matemáticas, contas, e língua estrangeira. Mas a informação relativa aos cursos era inexistente. Pensei que houvesse mais informação e ajuda nos dias de hoje.
Acho que o papel dos pais também é muito importante, digo isto porque além de eles terem uma visão geral e diferente do mundo do trabalho, se eu tivesse um filho tentaria ver a área para o qual ele estava mais vocacionado, a nível de interesse e oferta de mercado, bem como incentivando-o a estudar.
Os filhos até uma certa idade tomam os pais como um exemplo, como um ídolo. Por isso a visão e a ajuda deles é bastante importante no futuro dos filhos.

Em relação ao abandono escolar, depende mesmo de cada caso.
Há pessoas que não têm possibilidade de continuarem os estudos derivado a problemas financeiros e familiares. Por isso são forçados a abandonar a vida escolar e ingressar no mundo do trabalho...
Nesses casos é muito complicado, mas existe sempre a possibilidade de conciliar ambos. Depende do objectivo de cada um.
Há também casos em que as pessoas não gostam de estudar. Infelizmente é uma pena, porque até possuem capacidades para tal, como os outros certamente.

No meu caso fui forçada a abandonar os estudos no 10º ano. Além de não ter gostado da escola, tive graves problemas a nível familiar e financeiros. Consecutivamente um esgotamento em cima... Mas com os anos fui aprendendo sozinha a lidar com isso, e a superar, apesar de deixar grandes marcas...
Comecei a trabalhar desde os meus 16 anos. Mais tarde quando pude retomei os estudos, enquanto trabalhava durante o dia, estudava à noite. Foi um pouco complicado de ínicio, mas quem corre por gosto não cansa. Foi a escola que mais gostei de estudar, a nível de ambiente e professores, eram bastante dedicados e profissionais (na maioria), além de ter tido colegas excelentes e ter feito amizades que ainda hoje mantenho.

Acho muito importante que as pessoas terminem os seus estudos, não só a nível de sociedade, mas também a nível de realização pessoal.

Por isso força, coragem e empenho para continuarem os estudos, e concretizarem os objectivos. Temos uma vida inteira à nossa frente para trabalhar e garanto que aí é que é duro. Mas tem os seus benefícios como é óbvio.
Poesia
Membro Gold

Data de registro: 30 Jul 2008, 19:32
---------

Retornar para Educação